Nesta quarta-feira, dia 6 de março, os pernambucanos celebram a Data Magna de Pernambuco, um feriado estadual que homenageia a Revolução Pernambucana de 1817.
A data foi instituída como ponto facultativo em dezembro de 2007, através da Lei nº 13.386 da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em 2017, a Lei nº 16.241 elevou a Data Magna a feriado estadual, reconhecendo a importância histórica do movimento para a identidade pernambucana.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um marco na história do Brasil. Inspirado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, o movimento pernambucano representou um grito de liberdade contra o domínio colonial português.
Por 75 dias, Pernambuco se tornou uma república independente, com seu próprio governo, leis e símbolos nacionais. A Revolução Pernambucana influenciou outros movimentos emancipacionistas no Brasil e contribuiu para o processo de Independência Nacional, que se consolidaria em 1822.
A Data Magna de Pernambuco é um momento para celebrar a bravura e o idealismo dos revolucionários de 1817. É também uma oportunidade para refletir sobre a importância da luta pela liberdade e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Neste dia, as escolas, repartições públicas e muitos estabelecimentos comerciais fecham em Pernambuco. A população aproveita o feriado para descansar, visitar familiares e amigos, participar de eventos culturais e cívicos ou simplesmente relaxar.
Fontes:Blog Charles araujo e https://www.sds.pe.gov.br/ | https://www.gov.br/