Até o dia 11 de abril, Lagoa Grande acolhe representantes de 32 prefeituras e cartórios dos municípios das quatro microrregiões do Sertão pernambucano – São Francisco, Araripe, Central e Itaparica – para o Curso Interdisciplinar Regionalizado em Regularização Fundiária.
O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura de Lagoa Grande, e ocorre no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), localizado na Avenida Governador Miguel Arraes. A capacitação foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (8).
O curso tem como principal objetivo capacitar as equipes municipais de prefeituras e cartórios para a execução de levantamentos fundiários e a implementação da Regularização Fundiária Urbana (REURB). Durante a solenidade de abertura, a coordenadora adjunta do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF) do TJPE, Sara Lima, destacou o trabalho da prefeitura de Lagoa Grande na realização do evento. "Agradecemos pela receptividade e pelos investimentos da prefeita Catharina Garziera, que tornaram possível a realização deste curso", afirmou Sara.
A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, deu as boas-vindas aos participantes e às autoridades presentes. Ela ressaltou que o município está preparado para oferecer uma infraestrutura de qualidade e aconchegante para a acomodação dos participantes. “Através da regularização fundiária, que é uma ação direta da nossa equipe da Secretaria de Assistência Social, vamos promover dignidade e qualidade de vida para o nosso povo. O título de posse proporciona segurança jurídica e torna possível o direito à moradia digna, com o documento do seu terreno. Essa capacitação demonstra que o poder público municipal está fazendo as coisas acontecerem”, enfatizou a prefeita.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco; o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte; o juiz de direito do TJPE, Dr. Frederico Ataíde; a coordenadora adjunta do NUREF-Moradia Legal do TJPE, Dra. Sara Lima; o presidente da Câmara Municipal de Lagoa Grande, Mantena; o vice-prefeito de Lagoa Grande, Olavo Marques; representantes da UFPE, UFRPE e ARIPE; além de secretários, diretores, coordenadores municipais e vereadores.
O curso segue até o dia 11 de abril, com a expectativa de qualificar os profissionais envolvidos na regularização fundiária, um tema crucial para garantir o direito à moradia e a segurança jurídica das famílias sertanejas.