Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu o Carnaval dos Idosos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Livramento, em Santa Filomena. O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo, tem como principal objetivo reunir os idosos da localidade para promover a conscientização sobre a prevenção e os cuidados relacionados ao Alzheimer. Além disso, a iniciativa busca informar sobre a importância de atividades físicas, alimentação saudável e manter a mente ativa por meio de jogos, danças e, principalmente, estimular a interação social e o engajamento dos participantes com a UBS. Outra ação promovida pela UBS será o Terceiro Arraiá do HIPERDIA, voltado aos pacientes hipertensos e diabéticos de Livramento.
A secretária de Saúde de Santa Filomena, Tatiana Leite, se mostrou satisfeita com a participação dos idosos. “Ficamos felizes ao chegar aqui e encontrar tantos idosos participando. Podemos observar que Livramento tem um grupo ativo, e isso é muito importante. Como foi explicado durante o evento, a questão do autocuidado é fundamental. Eles precisam praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e manter a mente ativa. Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas participando ativamente desse grupo. Quero parabenizar a equipe do distrito de Livramento e afirmar que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Santa Filomena estão à disposição para apoiar e incentivar essas ações", afirmou.
O coordenador da Atenção Básica de Santa Filomena, Thaylan Rocha, ressaltou a importância de eventos como este no município. “A realização do Carnaval dos Idosos é uma ação muito importante. Hoje discutimos sobre o Alzheimer, uma doença que precisa ser debatida, especialmente com a população da melhor idade. A UBS de Livramento está de parabéns pela iniciativa, e pretendo conversar com as outras unidades para que elas também adotem essa ação. Estamos organizando para que a Academia da Saúde de Livramento conte com educadores físicos, pois sabemos que a saúde exige, sim, atividade física. A Atenção Primária é justamente isso: prevenção de doenças, educação e promoção de saúde. Este grupo formado aqui na unidade é de extrema importância para fortalecer a Atenção Primária”, destacou.
A médica Linda Manuelle, que participou do evento, falou sobre o tema abordado no Carnaval: “Hoje, discutimos um tema muito importante, que é o Alzheimer. Sabemos que é uma doença neurodegenerativa que afeta o cérebro e prejudica a memória de muitas pessoas. Esse evento foi relevante porque pude explicar os sinais iniciais da doença e trocar experiências com os pacientes, esclarecendo um pouco mais sobre a enfermidade”, concluiu.