O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através dos arqueólogos Allan e Cleybson, estiveram no município de Santa Filomena-PE para realizar uma visita no local conhecido por populares como Goelão (Pedra do Letreiro do Caldeirão), no intuito de localizar e catalogar possíveis pinturas rupestres e também realizar palestra para alunos e professores do Ginásio Municipal Laudelino Freire Mororó.
A visita contou com a companhia do diretor de cultura, Ednaldo Barros, do professor e historiador Humberto Lacerda, do graduando em Física Luiz Fernando e do professor Aloízio Santos. A equipe se dirigiu no começo da manhã ao Sítio Caldeirão, local onde se encontra o chamado “Goelão”. Durante a trilha, em mata densa, a turma encontrou uma diversidade de oportunidades para pesquisa científico-pedagógica, desde as pinturas rupestres a outros vestígios de ocupação humana, além da diversidade da mata nativa do Bioma Caatinga. Uma formação rochosa com formato circular também foi avistada e será campo de estudo pelos profissionais do IPAHN, que em breve darão uma devolutiva para a equipe de Santa Filomena, podendo ser desde um “fogão” ou “forno colonial” ou até mesmo uma espécie de “enterramento” devido a disposição das pedras e o enxerto com massa argilosa.
Já à tarde, as atividades se concentraram no Ginásio Municipal Laudelino Freire Mororó, com uma palestra sobre a importância da preservação do local e sua importância em termos de patrimônio histórico e cultural, além da perspectiva de desenvolvimento de atividade turística no local. No final da visita, os senhores Allan e Cleybson (IPHAN) foram visitar o projeto arquitetônico da Casa Paroquial e da Igreja Matriz.
Em breve, serão conhecidos os resultados das observações que serão feitas pela equipe do IPHAN e divulgados em eventos para o público filomense.
Hoje vivemos mais uma nova e importante experiência, novos conhecimentos a serem compartilhados com a rede municipal de educação.valeu equipe HIPHAN, Luiz Fernando, Humberto, Aluísio, Jackson, Diretor Bosco e equipe da Laudelino.
Equipe está de parabéns,foi um momento de aprendizado!