Ocorreu nesta sexta-feira (31), a etapa municipal do Concurso de Leitura LER BEM, uma parceria da Prefeitura de Santa Filomena, através da Secretaria Municipal de Educação, junto à ASPA – Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores. O evento foi realizado no auditório da Casa dos Conselhos e contou com a presença da secretária municipal de educação, Marleide Castro, junto com sua equipe pedagógica e administrativa, diretoria de cultura, pais de alunos, professores, diretores e coordenadores escolares.
10 alunos participaram da primeira edição do concurso no município, tanto da área urbana quanto da área rural, devidamente matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade máxima de 10 anos. A comissão avaliadora contou com as presenças do Padre Izael Tavares e as professoras Socorro Viana e Elielma Tavares.
Cada aluno realizou a leitura de uma página inteira de um livro que foi previamente selecionado pela coordenação do evento. Os textos e os leitores foram escolhidos no momento do evento, os quais fizeram apresentações brilhantes que agradaram ao público em geral. Ao final, a aluna Maria Kelvya da Silva Gomes, representando a Escola Municipal Pedro Rodrigues, localizada no Sítio Baixio dos Rodrigues, foi escolhida como a representante do município que irá participar da etapa regional, que será realizada no formato remoto, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A aluna também irá receber um Tablet, a ser entregue na própria escola.
O projeto foi um marco na educação do município, sendo o principal objetivo a ser alcançado a prática da leitura em todas as escolas de rede municipal. Todos os alunos receberam brindes e certificados de participação.
“ é um momento importantíssimo tanto para a rede municipal, quanto para as escolas, por que neste momento reuniu as escolas da rede municipal, as crianças do 4º ano, que participam desse concurso, cada escola fez uma seleção entre os alunos, foi feito a escola e através disso, o aluno esteve aqui se apresentando, hoje foi selecionada uma aluna, todos os alunos que participaram leram com fluência, porém, tem os critérios para serem avaliados, a aluna classificada irá participar da regional em ouricuri, e terá a chance de participar da regional.” Enfatizou a sec. De educação, Marleide Castro.