Os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental dos ginásios Laudelino Freire Mororó e Herneville Coelho Mororó, pertencentes à rede pública municipal de Santa Filomena, estiveram, na última sexta-feira (24), na cidade de Itacuruba-PE, em visita ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros importantes.
Os alunos, que estiveram acompanhados de seus professores, realizaram a visita pedagógica em alusão ao projeto Jornada da Astronomia de Santa Filomena, idealizado pelo acadêmico do curso de Física, Luiz Fenando Castro.
“É uma honra estar com essa turma de alunos, participando deste projeto. É importante isso, porque a gente coloca esses alunos em uma atmosfera astronômica e científica. O aprendizado foi incrível, pois além da questão científica, conseguimos valorizar o que é nosso, pois é um observatório que faz pesquisas a nível internacional e é no sertão do nosso Pernambuco”, falou Luiz Fernando.
Ele agradeceu também todo o incentivo da prefeitura de Santa Filomena, por meio da Secretaria de Educação, no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, e na possibilidade de vivenciarem experiências inigualáveis.
Na oportunidade, discentes e docentes puderam conhecer as instalações e funcionamento do Observatório, que faz parte do projeto Impacton, que é a Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional.
Foram selecionados 20 alunos para serem mobilizadores e promotores da cultura científica e astronômica nas escolas e com seus familiares, no intuito de difundir a importância do estudo da Astronomia para a ciência e para o desenvolvimento local. Além dos alunos, também estiveram presentes os professores Espedito Rodrigues, Carla Carvalho e Mateus Pereira; a coordenadora Erenilda Alencar; o Diretor de Cultura Ednaldo Barros; o professor e historiador Humberto Lacerda, além do idealizador do projeto, Luiz Fernando e a mídia local representada por Jackson Silva e Gutherys Oliveira.
A turma foi recebida pelas professoras Dra. Daniela Lazzaro e Dra. Teresinha Alvarenga, que apresentaram toda a estrutura do local, a origem do observatório e como funcionam as atividades de pesquisa, além de realizar uma palestra sobre todo o contexto social que é estar envolvido em um projeto de tão grande magnitude.
Todos se mostraram empolgados, especialmente os alunos.
O local conta com um Telescópio que pesa 4 toneladas e custou cerca de R$ 1.000.000,00 (o segundo maior telescópio do Brasil). O equipamento foi produzido na Alemanha, com as lentes e espelho produzidos na Rússia, com grande estrutura que impressiona pela capacidade de observação de corpos celestes.
“Essa nossa visita foi importante, pois estamos trazendo esses estudantes que serão protagonistas em levarem esse conhecimento para os demais das suas respectivas escolas, familiares e comunidade em geral. Nosso intuito é incentivar uma cultura científica dentro do município. O evento do meteorito foi um gatilho para isso. Foi uma experiencia fantástica, pois aprendemos sobre os equipamentos utilizados, sobre a região, os investimentos que são feitos para que o observatório exista. Então é satisfatório participarmos desse momento que é histórico na educação de Santa Filomena”, destacou o professor e historiador Humberto Lacerda, um dos docentes que acompanhou a turma de estudantes.
No retorno, a turma ainda pôde realizar uma visita à Feira do Comércio de Ouricuri – FECOU, que está em sua 10ª Edição, oportunidade na qual puderam ter contato com diversos produtos e serviços que movimentam a economia da região.
Foi uma experiência muito legal para, oportunidade para conhecimento sobre pesquisas astronômicas, coisas que até então estavam bem distante dos nossos olhares e saberes, mas agora sabemos o porquê e a importância desse centro de pesquisas em Itacuruba PE.
Foi uma experiência muito legal para, oportunidade para conhecimento sobre pesquisas astronômicas, coisas que até então estavam bem distante dos nossos olhares e saberes, mas agora sabemos o porquê e a importância desse centro de pesquisas em Itacuruba PE.