Aconteceu, nesta segunda-feira (04), na Casa dos Conselhos, a I Capacitação para Fazedores de Cultura de Santa Filomena-PE. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura do Pernambuco, em parceria com a Fundação Pernambucana de Incentivo à Cultura (Funcultura) e Prefeitura do município.
A capacitação estava programada para acontecer nos dias 04 e 05, mas, por conta das intensas chuvas no município, a logística teve que ser alterada e o evento aconteceu apenas nesta segunda, da 08h00 às 17h00, com intervalo para almoço. As inscrições foram realizadas no local.
Participaram da capacitação músicos, circenses, artesãos, lojistas, dançarinos, quadrinistas, produtores de produtos artesanais em geral e outros fazedores de cultura.
Durante todo o dia os participantes puderam aprender como conseguir recursos para os projetos culturais, aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos na área, troca de experiência, ampliação da rede de contatos e fortalecimento do cenário cultural.
Ednaldo Barros, diretor de Cultura, falou sobre a oportunidade de inovação para o município.
“Estamos em Santa Filomena neste momento importante, em que a cultura começa a acontecer. Estamos buscando sempre inovação e oportunidade para desenvolver a cultura de nossa cidade”, disse.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer os editais disponibilizados pela Secretaria de Cultura do Pernambuco e aprenderam com Lucas Nunes, assessor jurídico da Funcultura, como obter recursos para os projetos de cada um.
“Hoje é o primeiro ciclo de capacitação e começamos abrindo no sertão, aqui em Santa Filomena. Apresentamos nossos quatro editais, como realizar as inscrições neles e como conseguir esses recursos. Foi uma ação coletiva e que trouxe saldo positivo”, destacou.
Luiz Fernando, culturalista de Santa Filomena, destacou a grandiosidade do evento para os fazedores de cultura de Santa Filomena.
“Essa capacitação é de grande importância, pois permitirá que nossos artistas abram o leque do conhecimento para que possam conseguir recursos e, assim, possam dar continuidade ao projeto que cada um possui”, afirmou.