A Compesa retomou o abastecimento de água do município de Santa Filomena, que estava suspenso desde junho de 2022. A situação foi decorrente do colapso no Açude Paulo Coelho, manancial responsável pelo atendimento do município.
O retorno do fornecimento de água foi possível graças às constantes fiscalizações para combater furtos de água em trechos do Sistema Adutor do Oeste entre Ouricuri, Trindade e Ipubi. Além disso, o incremento de 50 litros de água por segundo na nova adutora de Lopes 2 permitiu uma maior oferta de água para o Sistema Adutor do Oeste, que capta água do Rio São Francisco.
Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Sólon, o combate às ligações clandestinas garantiu o funcionamento contínuo dos 200 km de adutoras, desde a captação em Orocó até a cidade de Santa Filomena, beneficiando aproximadamente 3 mil moradores do município. A volta do fornecimento de água pela rede de distribuição está obedecendo ao cronograma de dois dias com água e seis dias sem.
Os moradores da cidade que estavam com as contas de água suspensas devido ao colapso do abastecimento passarão a ser cobrados pela prestação dos serviços a partir do mês de março.
Fonte:blog charles Araújo