A Cooperativa dos Produtores e Produtoras Rurais da Chapada do Vale do Itaim – COOVITA – realizou, neste domingo (03), a primeira Assembleia Ordinária de 2024. O evento, que iniciou por volta das 09h00, na Quadra Poliesportiva de Betânia do Piauí, reuniu cooperados de toda a região.
Durante o encontro, os cooperados puderam discutir sobre a prestação de contas do exercício da COOVITA 2023 (compreendendo balanço patrimonial, demonstrações de sobras e resultados, incluindo relatório de gestão realizada pelo Conselho de Administração, com parecer do Conselho Fiscal), planilha orçamentária para 2024, eleição dos membros da Diretoria e do Conselho fiscal, plano de trabalho para o ano vigente e outros assuntos de interesse social.
A presidente da Cooperativa, Suzana Coelho, empossada neste domingo, durante a assembleia, falou sobre suas expectativas para o desenvolvimento de seu trabalho à frente da Coovita em 2024.
“Primeiramente agradeço aos cooperados pela confiança dada a mim para estar à frente da cooperativa. Na assembleia de 2025 estarei aqui, com fé em Deus, com resultados significativos para o grupo, sempre em busca de mais desenvolvimento para a cooperativa”, declarou.
O prefeito municipal de Jacobina do Piauí e grande incentivador da produção de ovinos e caprinos na região, Gederlânio Oliveira, o GD, fala sobre a importância do momento que, para ele, é histórico na região.
“É um dia muito importante para Betânia e toda a nossa região do Vale do Itaim. Daqui há alguns dias a Coovita estará inaugurando o matadouro e frigorífico e isso, para a gente, é um grande avanço, pois os produtores poderão comercializar melhor esse segmento de ovinos e caprinos que é o mais forte na nossa região. Precisamos fazer nossa região ser uma unidade e fortalecermos essa comercialização”, destacou.
O ex-presidente da cooperativa, Lucas Cavalcante, falou sobre os objetivos da cooperativa e quais parcerias já foram firmadas ao longo do ano de 2023.
“Estivemos reunidos com os cooperados de oito municípios que fazem parte desse grupo. Neste momento tivemos a oportunidade de encontrar e passar todo o processo do ano de 2023 ao conhecimento de cada um. Nosso objetivo, além de aumentar esse grupo para a participação de 16 municípios, é fortalecer a comercialização de ovinos e caprinos. Já temos um contrato em Teresina, onde fornecemos animais para abate, e contrato com escolas para a merenda escolar”, detalhou.