O governo federal lançou, nesta segunda-feira (26), o Programa de Democratização de Imóveis da União, que pretende transformar imóveis em desuso em moradia para a população mais pobre, ou, de alguma forma, em benefício da sociedade. Em Pernambuco, nove foram contemplados até agora.
“Estamos lançando um programa que a gente tomou a atitude de fazer desde março de 2023, num processo conduzido por Esther [Dweck], com outros ministérios, e agora achamos que ele está pronto para fazer o lançamento. Alguns imóveis já foram distribuídos em 2023”, disse Lula (PT) durante o evento de lançamento do programa.
Alguns dos imóveis foram distribuídos em 2023, no piloto do programa. Um deles foi o Parque da Jaqueira, já cedido no último dia 6 a partir de acordo firmado com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, o prefeito João Campos (PSB) e o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.
Ainda, segundo o governo federal, o bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana, também deve ser regularizado através de outra parceria do MGI com a Prefeitura, dentro do programa.
“Não podemos ficar com imóveis desocupados ou subutilizados enquanto tem tanta gente precisando de casa. O governo anterior vinha numa lógica de venda do patrimônio, muitas vezes abaixo do valor de mercado. Queremos inverter essa lógica, valorizando o patrimônio público e dando destinação socioambiental, para beneficiar a população, sobretudo as famílias em situação de vulnerabilidade”, disse Esther Dweck.
Fonte: Agência Brasil