A Agência Nacional de Telecomunicações (Aanatel) liberou as operações da rede 5G em Acauã, Queimada Nova e mais 19 municípios do Piauí. A decisão foi deliberada na última quarta-feira (13/03/2024) pelo GAISPI.
De acordo com o órgão, as prestadoras podem solicitar o licenciamento e ativação das estações de 5G a partir desta segunda-feira (18). Porém, a Anatel destaca que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nessas localidades. Cada prestadora precisará planejar individualmente a instalação das estações de quinta geração.
Segundo o Ministério das Comunicações, essa decisão segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku já foi iniciada pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (Siga Antenado). A conclusão das ações necessárias para a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS) também foi considerada, com a instalação de filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
A transmissão da TV por meio da Banda Ku promete proporcionar maior qualidade de áudio e vídeo, mais diversidade de conteúdo disponível, além de contar com uma antena parabólica menor e imune à interferência do 5G, representando um avanço significativo na infraestrutura de comunicação do país.
5G significa quinta geração de redes móveis e trata-se de uma tecnologia projetada para comunicação sem fios. Suas vantagens incluem maiores velocidades de download e upload, menor latência (ping) e maior confiabilidade com comparação com o 4G.
O 5G proporciona melhor experiência de uso no smartphone e expande a capacidade de conexão para dispositivos de Internet das Coisas (IoT), incluindo uso em indústrias e cidades inteligentes.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências na faixa de 3,5 GHz.
Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à entidade Siga Antenado.
É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.
Veja a lista completa das cidades do Piauí com instalação do 5G liberada:
Fonte: Cidade Verde com informações do Ministério das Comunicações
Fonte:Diário do Itaim